14 de maio de 2018

Você se importa em estar obesa?


Quantas vezes apertamos o botão do “ não estou nem aí” (para não dizer o foda-se) e falamos que não vamos nos matar para fazermos parte do “ padrão imposto pela sociedade”, ou que as pessoas  tem que nos aceitar do jeito que somos e vem seguido de um falso  empoderamento : eu me amo gordinha. Mas você realmente esta feliz, você se ama como está?

Olha comigo isso não rolou, tentei me esconder atrás desses discursos e escudos, mas eu sempre fui muito sincera comigo mesma.


Como alguém pode se sentir feliz em ir em uma loja, fechar os olhos e ir diretamente na sessão  plus size? Não entrar em lojas sem ser de departamento para procurar modelos grandes? Como se contentar com cortes e estampas feias das roupas baratas plus size, já que as lojas especializadas são caras. Não é usar o tomara que caia e sim o tomara que sirva, levar o que serviu , não importa se gostou ou não.

E quando você esta em uma loja e se encanta com peças de roupas e descobre que você esta na seção de gestante?

Como é ficar com medo de sentar em cadeiras plásticas e quebrá-las?

E o  primeiro dia na academia que parece que é uma balada, todos com corpo definido e parece que é só você que realmente precisa de uma academia.

Como é sentir medo de entrar em um ônibus , aflita com medo de travar na catraca e passar vergonha? Ou ter que se apertar no banco para caber outra pessoa sentada do seu lado, e quando alguém senta do seu lado você se sente um gigante ou um monstro com aquela pessoa miudinha do seu lado. 

Como é você estar atrasada, vir aquele trem lotado e você ver que naquele espacinho vazio você não cabe, aí vem outra pessoa linda e magra e entra numa boa, aí tem que esperar vários trens para tentar entrar. 

Como é se sentir parecendo  que as pessoas estão fazendo um favor de sair com você? E quando você esta em um relacionamento e fica com medo que a pessoa que esta com você seja zoada por estar em relacionamento com um obeso. Ou aceitar qualquer pessoa ou situação , se contentando com o que tem pois acha que ninguém ficaria mais com você?

Ah, e ir na praia, zilhões de pessoas podem falar para você que ninguém esta nem aí se você esta fora de forma e apontar até pessoas mais obesas com você e com biquíni,  mas não adianta, porque você não se sente bem consigo mesma de biquíni, não são eles,  é você.

Aí vem aquela pessoa linda e magra e diz: magina! Você tem que viver sua vida, danem-se os outros.. aham..

Enfim, tudo isso aconteceu comigo... pode existir gente que realmente não se importa com  tudo isso, mas eu me importava, o problema era eu comigo mesma. Mesmo que a moda fosse ser obesa, eu não me sentiria bem, pois a obesidade me impedia de fazer e ter experiências para mim, um impedimento que eu fazia comigo mesmo fisicamente e pisicologicamente.

Juro que tentei escrever as minhas dificuldades com humor, mas infelizmente lembrar os sentimentos que passei foi muito triste, só quem vive essas dificuldades, os preconceitos... uma coisa é  estar acima 5 ou 10 kilos acima, agora 40 kilos ou mais a dificuldade é muito grande, o preconceito então é tão grande que a gente começa a se odiar.. meu é um sentimento inexplicável...

Para lidar um pouco mais com as dificuldades e preconceito, vesti o personagem que muitos fazem quando estão obesos e querem ser “ aceitos”, o ser engraçado.  Essa foi uma das minhas atitudes que comentei quando fui para a minha primeira faculdade no qual consegui criar um grupo, virei cara de pau, era engraçada, bom tudo da boca pra fora... mas você acostuma.

Com o passar do tempo você vai aprendendo a se defender de todos e principalmente de você mesmo., pois o que importa é você, você tem que ouvir suas próprias cobranças e não a dos outros.  è como já disse que gosta de você vai lhe ajudar com palavra e principalmente com atitudes de apoio e não lhe sabotar ou apontar o dedo.